----
-------------------------------------------------------------------

quinta-feira, setembro 3

Hoje quero sair sozinha (e não quero ter que me explicar por isso)


Vou começar esse post de uma forma bem poética: Uma das poucas certezas que temos na vida é a de que somos sozinhas. Não me entenda errado, podemos estar sempre cercadas de amigos, ter pais presentes, ter um namorado incrível. Mas no final das contas, você só tem a você mesma. E você é a única pessoa, que você terá com você todos os dias, do dia que você nasce até o dia que irá morrer.

Então, POR QUE é tão difícil ficar sozinha? Ou pior, por que é tão difícil para os outros entenderem que você gosta de ficar só? Quase sempre que planejamos uma viagem, ou apenas um cinema no fim de semana, uma das primeiras coisas que vem a cabeça é: “Quem vai comigo?”; ou quando planejamos o futuro, sempre colocamos nele um namorado, ou marido para o “felizes para sempre”. Ou pior de tudo: Se você está ok de estar só, senta na mesa e pede um suco, sempre vai ter alguém te olhando torto, ou o garçon que vem te perguntar se você está esperando alguém.

Estar sozinha na rua se você não está “a caminho” de algum lugar é sempre “mal visto”. Já reparou que quando a gente senta em um bar,  puxa logo o telefone para parecer bem ocupado? Ser mulher e estar sozinha em uma boate ou bar, então…  Já é um convite. A pessoa literalmente senta na sua mesa, afinal de contas se você está ali sozinha, obviamente quer conhecer alguém. Aí claro, você tem que inventar para aquele cara babaquinha que “tem namorado”, já que tem macho que só respeita outro macho e o único jeito dele te deixar em paz é você falando que “tem alguém”. A pessoa sozinha é sempre digna de pena, de olhares estranhos, de abordagens que só acontecem se você estiver só.

E se você diz para os amigos que quer passar o sábado em casa sozinha? Já vem logo a pergunta: “Mas você tá bem?”. Eu realmente agradeço o carinho e preocupação, mas não entendo porque ficar sozinha tem essa conotação tão negativa. Naturalmente te classificam como uma pessoa triste, solitária, que precisa de atenção, em busca de companhia. Quantas vezes você, que gosta de ficar sozinha, já não ouviu: “Ah não! Vamos animar, bora sair”… Gente, eu estou super animada, mas para ficar comigo mesma hoje. Pode colocar aí no google imagens “sozinha” ou “alone”. Nove, a cada dez fotos, tem um ar deprê.

Por que temos sempre que nos explicar por gostar de sair só? Se você também fica sozinha por opção, quantas vezes já não te perguntaram: “Mas cinema sozinha? Por que?”. Nunca vi ninguém perguntar por que alguém vai ao cinema com o namorado ou com amigas por exemplo. Sozinha? Sim, porque eu gosto, porque eu acho a minha companhia agradável, ora bolas! Isso não significa que sou uma sozinha no mundo, mas sim, que gosto de passar tempo de qualidade comigo mesma. Pode parecer estranho para uma pessoa que não sente necessidade de ficar sozinha, mas eu me divirto comigo mesma. Aliás, eu me considero a minha melhor companhia. A gente se dá bem pacas, nunca brigamos e o melhor: Sempre queremos fazer a mesma coisa, na mesma hora. Uma vez eu li em algum lugar: “Às vezes você precisa ficar sozinha. Não para ficar solitária, mas para aproveitar seu tempo livre sendo você mesma”.

Quando você está com alguém tem o tempo todo que entrar em algum acordo. Do que vão comer, que filme assistir, que horas vão sair, que horas vão chegar. Sozinha, você trabalha no seu próprio ritmo, decidindo sozinha o restaurante que eu quero comer, levando horas na cabine da lojas de roupas sem ter que abrir a cortina e mostrar look pra ninguém. Entra em uma livraria, toma um café e somente observa as outras pessoas. Como já disse Oscar Wilde: “Ficar sozinho é muito saudável, porque é a única forma de não ser definido por outra pessoa”.

Gostar de estar sozinha é na prática, aprender que a gente não precisa mesmo de ninguém pra se sentir completa, feliz, para se divertir, para ter uma noite de sexta incrível. Eu amo as pessoas da minha vida, mas ficar sozinha é o que me faz voltar para os eixos, relaxar de verdade e sim, eu realmente gosto.

Não, não significa que eu estou triste, nem que quero atenção, muito menos que estou em busca de companhia. Quero sair sozinha, ou ficar em casa sozinha e não ter que me explicar sobre isso nem para meus amigos, família, muito menos para desconhecidos. Vamos desmistificar a palavra solidão? E entender que ela pode ser sim, uma escolha.

Escrito por Nuta Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário